sexta-feira, 22 de março de 2013

As minhas especiarias


Não venho fazer publicidade de nenhuma marca em particular, mas só mostrar-vos as especiarias que mais uso nos meus cozinhados.

Muitas pessoas não conhecem algumas destas especiarias e por isso decidi fazer este post.

A maior parte não encontramos cá, em Porto Santo, e então sempre que tenho possibilidade, e com a amabilidade de algumas amigas enviam-me do Continente.



Cardamomo em pó : "Típico da culinária árabe e indiana, onde é conhecida como "rainha das especiarias". Semente da família do gengibre, com gosto semelhante. Utilizada em sopas, carnes, pães, bolos e arroz. Combina com frutas cozidas e em preparações com leite como sorvetes, pudins e arroz doce."

Gengibre: "Considerado por muitos como “a raiz que queima gordura”, o gengibre pode ser utilizado in natura, cápsulas ou o mais comum, em pó. Mais prático, o uso do gengibre em pó, pode ser mesmo assim, por vezes discriminado, por o acharem menos saboroso do que o gengibre fresco, no entanto, o gengibre em pó, é na verdade um excelente aliado na cozinha"

Flower Power: "Mistura de Flores e Especiarias de Agricultura Biológica
Esta mistura muito aromática dá um toque especial a Sobremesas, Bolos e todo o tipo de pratos doces"


Endro: "Ideal para o tempero de azeitonas, ovos, e todo o tipo de pratos de vegetais e mediterrânicos."

Mistura de Especiarias para peixe

Mistura de Especiarias para grelhados






Temos depois algumas das especiarias da marca Espiga.
O 1º que se vê na foto é a mistura de louro e pimentão doce ao qual parti a tampa do frasco original.

A mistura das 5 pimentas (moinho) é sem dúvida a que mais uso, contém pimenta preta, pimenta branca, pimenta da Jamaica, pimenta rosa e pimenta verde.

Podem ver toda a gama e encomendar no site da Espiga.






Estas especiarias vieram de Espanha e foram também encomendadas à Luisa Alexandra.

Mix de tempero para Esparguete, para Frango assado e Barbeque.





Sal Natural Rosa dos Himalaias, oferta da minha amiga Gracinda (vindo directamente de Macau)

Flor de Sal - encomendei no blog Flor de Tavira



Depois temos:

Cheery:Mistura Aromática para alegrar todos os seus pratos.
Combina com pratos de vegetais, mediterrânicos, massas, arroz, sopas e saladas.

Hot Stuff:Esta mistura colorida e picante vai "aquecer" os seus cozinhados!
Dá um toque especial a sopas, massas, arroz, molhos e guisados.

Lavanda:A lavanda dá aroma e sabor a biscoitos, bolos, pães e geléias.

Açafrão das Indias

Mostarda em Grão : Utiliza-se em guisados, tem um sabor leve e um efeito visual muito agradável.
  Combina com pratos de vegetais, carne e peixe.

Bicabornato de Sódio

Cardamomo em pó

Mistura para saladas: Alecrim, Levístico, Tomilho, Estragão, Endro, Orégão, Mangericão, Erva-Cidreira, Alcaravia, Funcho, Anis (erva-doce) e Manjerona

Caril em pó





Anis Erva

Erva Doce

Cominhos em pó

Manjericão

Mostarda em pó Colman´s

Cravinho

Pimentão Doce

Pimenta Cayenne

Pimenta Preta






Não podiam faltar as misturas de especiarias indianas:


Ras el Hanout : Pode ser utilizado no nosso dia-a-dia em qualquer estufado de carne, peixe ou legumes. Pode ainda ser polvilhado sobre qualquer bife de carne, ou de peixe, enriquecendo e dando um toque exótico nos pratos de todos os dias, sobretudo quando nos falta a imaginação, e tempo para preparações!

Garam Masala: É uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia.[1] Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta.Alguns dos ingredientes mais comuns são grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho preto, sementes de cominho, canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro.




E por fim o ingrediente mais utilizado na minha cozinha. O Sal Aromatizado.

Encomendei este sal há uns tempos no site da Lakeland e fiquei de tal modo rendida ao sabor, que me propus fazê-lo em casa também.




Aspecto da mistura



Ingredientes: Ervas de Provence, Sal marinho, Tomilho, Manjerona, Alecrim, Oregãos, Manjericão, Estragão, Pimenta preta e Lavanda.



Numa das minhas encomendas à Luisa veio também este sal aromatizado, que por ter moinho, agora aproveito o frasco para o meu sal caseiro.

E ainda faltou a canela em pó e em pau e também a noz moscada. ;)

E em vossas casas, que especiaria mais utilizam? Também gostam, assim como eu, de especiarias??

10 comentários:

  1. que belas comidinhas dá para fazer com isso tudo!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que não sou a única "maluquinha" das especiarias :)

    ResponderEliminar
  3. Xiiiiiiiiiiiiii, tanta especiaria,.......realmente, só com as especiarias, qualquer prato já fica delicioso.
    Beijinhos,
    Bom fim-de-semana!
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tal como tu também sou fã de especiarias!
    Tenho algumas marcas que nunca faltam cá em casa mas gosto sempre de experimentar coisas novas :)
    O mais importante é que se uso o que se gosta. Por exemplo eu não sou apreciadora de comida picante, se me baseio numa receita em que se usa piri-piri eu abstenho-me de o colocar ou substituo por algo mais leve.
    É tudo uma questão de adaptarmos as coisas ao nosso gosto.

    ResponderEliminar
  5. Linda passa pelo meu blog tenho lá um miminho para ti!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Na hora de almoço comprei umas, da marca das que mostras na 1.ª foto, como fui lá buscar o meu almoço aproveitei e comprei umas especiarias que porecisava.
    Uma cozinha sem especiarias não é cozinha!

    ResponderEliminar
  7. Olá! É a primeira vez que comento, fiquei feliz por ter encontrado este blog de culinária, já que es ou estás no porto santo, tb sou da madeira e gostava que me dissesses quais os melhores sites para fazer encomendas, ou se tens algum conhecimento de lojas cá: quero muito comprar extracto ou pasta de baunilha (aqui só consigo encontrar o aroma) e o Maple syrup que adoro usar nas panquecas... Muito obrigada!! Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, por acaso nunca mais me lembrei deste comentário. Obrigada por me relembrar. Lamento se lhe causei algum transtorno.
      Como referi no post, algumas destas especiarias foram encomendadas à minha amiga Luísa Alexandra, o qual tb deixei o link.Na Madeira (eu sou de Porto Santo),infelizmente não tenho conhecimento de nenhuma loja em particular que venda estes produtos, mas seguramente deverá existir.
      Extracto ou pasta de baunilha nunca comprei, só utilizo essência ou vagem de baunilha. Em relação ao maple syrup também nunca vi À venda na Madeira, no Sá cheguei a comprar o Golden Syrup (que tb já mostrei aqui no blog), e também era muito bom para panquecas e afins. Agora não sei onde se pode encontrar.
      As especiarias da marca Espiga podes encomendar no site on line: http://e-mercearia.com/ .
      Espero ter ajudado e mais uma vez desculpa a demora na resposta.

      Eliminar
  8. Obrigada pela resposta, assim pelo menos já sei que tenho de continuar a tentar encontrar outras formas de arranjar os produtos que pretendo. Se por acaso encontrar, deixo cá a info. Obg

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário!

Entre em acção, deixe aqui a sua opinião e partilhe comigo dicas e sugestões.

Beijinhos........;)