terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bolo de Tomate em versão Queques

Assim que vi a receita da Luísa fiquei super curiosa com o sabor do bolo e logo no dia seguinte arrisquei fazê-lo...e em boa hora o fiz, porque vale mesmo a pena.


Photobucket


No entanto fiz algumas alterações porque fiquei com receio de usar o tomate fresco...


Photobucket

100g polpa de tomate
1 colher de chá de bicabornato de sódio

Numa tacinha coloca-se todos os ingredientes mistura-se e reserva-se.


60g margarina
150g de açúcar mascavado
1 colher de chá de canela
2 ovos
160g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 maçã cortada em pedacinhos

No copo da bimby coloca-se a margarina e o açúcar e programa-se 2m, vel.4.
Depois a canela e os ovos 30s, vel.4.
Junta-se o preparado do tomate e seguidamente a farinha e o fermento 15s, vel.4.
Por fim coloca-se a maçã e programa-se alguns segundos na vel.4., de maneira a que se sintam os pedacinhos da maçã depois de cozida. Para a próxima vou deixar os pedacinhos mais inteiros, ficarão muito melhor.


Photobucket


Com a ajuda de uma colher de gelados retira-se a massa para as formas de papel plissado para queques. Usando a colher de gelados consegue-se ter mais ou menos a mesma quantidade de massa em cada forma.


Photobucket


Leva-se ao forno pré aquecido a 200º cerca de 25m.


Photobucket


Como estava desejosa de provar, servi ainda mornos com umas bolas de gelados caseiros de Stracchiatella e chocolate regados com topping de caramelo.


Photobucket


Ficou com uma cor diferente mas penso que foi pela quantidade de tomate usada, no entanto digo-vos que todos adoramos cá em casa.

11 comentários:

  1. E que bem que ficou a tua versão amiga...gostei muito....bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Os teus queques estão lindos!
    Sabes que o meu bolo levou as bagas goji demolhadas em vinho do Porto, que lhe deram um tom mais escuro.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta versão...também fiquei de olho no bolo da Luísa! Tenho de experimentar...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Fiquei de água na boca, estão lindos e é uma óptima receita,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Boa sugestão amiga, e eu tenho imnsos tomates e às vezes fico ser saber mais o que fazer com eles.

    bjs,

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Carla também vi o bolo da Luísa e ficou debaixo de olho mas neste momento estou sem tempo para novas experiencias.
    Gostei dos queques e com as bolinhas de gelado, divinal.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Já tinha visto essa receita no blog da Moura e na da Luísa. E só leio opiniões positivas. Estou tentada a testá-la também ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Nao sou nada apreciadora de tomate, mas aposto que minha mãe vai adorar experimentar :)

    ResponderEliminar
  9. Bem original este bolo, com o tomate! Faz-me lembrar as compotas, deve ficar delicioso =)

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário!

Entre em acção, deixe aqui a sua opinião e partilhe comigo dicas e sugestões.

Beijinhos........;)